A FAMÍLIA E SEU ENTE COLOSTOMIZADO NO DOMICÍLIO

Autores

  • Luana Antunes Weiland Unijuí
  • Elizete do Amaral Cazali Unijuí
  • Andreia Berlesi Thiesen Neumann Unijuí
  • Cleci Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Marli Maria Loro Unijuí
  • Adriana Bernat Kolankiewich Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.77-84

Resumo

Objetivo: Apreender como é para a família cuidar de seu ente
colostomizado no domicílio. Método: pesquisa qualitativa, descritiva. A amostra é composta por catorze familiares, identificados por meio dos profissionais de saúde que atuam na ESF das Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram obtidos através de uma entrevista aberta por meio de uma pergunta, gravada pelo entrevistador e analisado seguindo os preceitos da análise do conteúdo. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Unijuí (230/2010). Resultados: uma categoria analítica que aborda as  necessidades, dificuldades e sentimentos dos familiares que cuidam de pacientes colostomizados no domicílio. Os familiares, ao desempenhar o processo de cuidar expressam diversos sentimentos, entre eles o medo de assumirem certos cuidados, de errar e de conviver com a dor, o prazer e a satisfação de poderem estar ajudando, cuidando e ensinando-
os. Conclusão: Cada ser humano na sua singularidade e historicidade possui crenças e valores específicos que determinam diferentes formas de enfrentamento a essa nova situação.

Biografia do Autor

Luana Antunes Weiland, Unijuí

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira Supervisora Noturna.

 

Elizete do Amaral Cazali, Unijuí

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira.

 

Andreia Berlesi Thiesen Neumann, Unijuí

Enfermeira. Egressa do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Enfermeira.

 

Cleci Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela UNIFESP/SP. Mestre em Educação nas ciências. Professora do Departamento de Ciências da Saúde - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).

 

Marli Maria Loro, Unijuí

Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Enfermeira do Trabalho. Representante da ANENT RS. Mestre em Educação nas Ciências. Professora do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

 

Adriana Bernat Kolankiewich, Unijuí

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela Unifesp. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC/SC, docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijui.

 

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Weiland, L. A., Cazali, E. do A., Neumann, A. B. T., Rosanelli, C. P., Loro, M. M., & Kolankiewich, A. B. (2013). A FAMÍLIA E SEU ENTE COLOSTOMIZADO NO DOMICÍLIO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 77–84. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.77-84

Edição

Seção

Artigos