ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FREDERICO WESTPHALEN PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: Limites e Possibilidades da Inclusão
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.123-132Resumo
Atualmente vivenciamos a implantação da política de EducaçãoInclusiva discutida em todo o mundo e que pressupõe o desenvolvimento de ações que possam atender as especificidades de cada aluno no processo educacional. Nos deparamos com a acessibilidade arquitetônica como fator integrante deste processo. A acessibilidade significa dar condições e possibilitar a todos, segurança, autonomia, garantia de direitos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo, analisar as questões referentes à acessibilidade
arquitetônica nos principais ambientes das escolas municipais de Frederico Westphalen, para educandos com deficiência física. Verificaram-se as instalações da entrada (acesso); a existência de rampas; de corredores amplos, e se esses possuem corrimão; as medidas das portas das salas de aula; as medidas das portas dos banheiros, se o espaço interno é suficiente para permitir o manuseio da cadeira de rodas e se os mesmos possuem barras de apoio; observou-se também o acesso a biblioteca e ao refeitório. A pesquisa foi qualitativa e os itens observados correspondem a algumas necessidades estabelecidas na lei NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Com isso, observou-se que 100% das instituições avaliadas não estavam de acordo com o
padrão exigido e, necessitam de adaptações para adequarem-se as exigências mais básicas de acessibilidade arquitetônica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).