ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FREDERICO WESTPHALEN PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: Limites e Possibilidades da Inclusão

Autores

  • Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon
  • Silvia Regina Canan Universidade regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen.
  • Josieli Piovesan

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.123-132

Resumo

Atualmente vivenciamos a implantação da política de Educação
Inclusiva discutida em todo o mundo e que pressupõe o desenvolvimento de ações que possam atender as especificidades de  cada aluno no processo educacional. Nos deparamos com a acessibilidade arquitetônica como fator integrante deste processo. A acessibilidade significa dar condições e possibilitar a todos, segurança, autonomia, garantia de direitos. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo, analisar as questões referentes à acessibilidade
arquitetônica nos principais ambientes das escolas municipais de Frederico Westphalen, para educandos com deficiência física. Verificaram-se as instalações da entrada (acesso); a existência de rampas; de corredores amplos, e se esses possuem corrimão; as medidas das portas das salas de aula; as medidas das portas dos banheiros, se o espaço interno é suficiente para permitir o manuseio da cadeira de rodas e se os mesmos possuem barras de apoio; observou-se também o acesso a biblioteca e ao refeitório. A pesquisa foi qualitativa e os itens observados correspondem a algumas necessidades estabelecidas na lei NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Com isso, observou-se que 100% das instituições avaliadas não estavam de acordo com o
padrão exigido e, necessitam de adaptações para  adequarem-se as exigências mais básicas de acessibilidade arquitetônica.

Biografia do Autor

Karim Kaiomi de Oliveira Bordignon

Fisioterapeuta, com especialização em Fisiologia do Exercício (UNICRUZ) e em Educação Especial (URI-FW).

 

Silvia Regina Canan, Universidade regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen.

Doutora em Educação, (UNISINOS). Atualmente é diretora acadêmica da universidade regional Integrada Do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Frederico Westphalen.

Josieli Piovesan

Psicóloga, com especialização em Educação Especial (URI-FW).

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

Bordignon, K. K. de O., Canan, S. R., & Piovesan, J. (2013). ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FREDERICO WESTPHALEN PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: Limites e Possibilidades da Inclusão. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 123–132. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.123-132

Edição

Seção

Artigos