AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA COM SÍNDROME METABÓLICA

Autores

  • Franciele Prediger Unijuí
  • Jerry Berlezi Kal Unijuí
  • Simone Zeni Strassburger Unijuí
  • Eliara Ten Caten Martins Unijuí
  • Eliane Roseli Winkelmann Unijuí
  • Evelise Moraes Berlezi Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.179-186

Resumo

Avaliar o estilo de vida em mulheres pós-menopausa com
síndrome metabólica. Estudo do tipo transversal, descritivo, que fazem parte de banco de dados de pesquisa institucional da UNIJUI “Estudo multidimensional de mulheres pós-menopausa do município de Catuípe/RS”. A amostra foi constituída por 22 mulheres residentes no município de Catuípe/RS, na faixa etária de 50 a 65 anos de idade. Para a coleta de dados foi realizada entrevista, onde foi aplicado protocolo de Nahas que avalia o estilo de vida. A maioria das respostas foram positivas nas dimensões nutricional, preventivo, relacionametos, controle do stress. Porém, não foi positivo em relação a realização de atividades físicas. As mulheres avaliadas neste estudo pós-menopausa com síndrome metabólica possuem um bom estilo de vida.

Biografia do Autor

Franciele Prediger, Unijuí

Graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq

 

Jerry Berlezi Kal, Unijuí

Graduando do curso de Farmácia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

 

Simone Zeni Strassburger, Unijuí

Fisioterapeuta, Docente do Departamento de Ciências da Saúde – UNIJUI, Doutoranda em Saúde da Criança pela PUCRS. Mestre em Saúde da Criança pela PUCRS.

 

Eliara Ten Caten Martins, Unijuí

Graduanda do curso de Fisioterapia na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI, bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS

 

Eliane Roseli Winkelmann, Unijuí

Fisioterapeuta, Docente do DCSa/UNIJUI,Doutora em Ciências Cardiovasculares pela UFRGS, mestre de Ciências Biológicas: Fisiologia pela UFRGS, Especialista em Fisoterapia Cardiorrespiratória e em Acupuntura.

Evelise Moraes Berlezi, Unijuí

Fisioterapeuta, Docente do DCSa/UNIJUI, Doutora em Gerontologia Biomédica, Coordenadora do grupo de pesquisa Estudo Multidimensional de mulheres pós-menopausa do município de Catuípe-RS, Vice-Reitora de Pós- graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUI.

Downloads

Publicado

2013-06-18

Como Citar

Prediger, F., Kal, J. B., Strassburger, S. Z., Martins, E. T. C., Winkelmann, E. R., & Berlezi, E. M. (2013). AVALIAÇÃO DO ESTILO DE VIDA EM MULHERES PÓS-MENOPAUSA COM SÍNDROME METABÓLICA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 179–186. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.179-186

Edição

Seção

Artigos