CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA: Implicação na Percepção da Gravidez na Adolescência Como um Problema

Autores

  • Naiana Dapieve Patias UFSM
  • Márcia Elisa Jager UFSM
  • Pascale Chechi Fiorin UFSM
  • Ana Cristina Garcia Dias UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.205-214

Resumo

A adolescência é vivida como um período marcado por conflitos, adaptações e mudanças biopsicossociais pelos jovens. Assim, uma gravidez durante este período pode assumir diferentes conseqüências para a vida dos jovens. O objetivo deste trabalho é compreender como se construiu a noção da gestação na adolescência como um problema de saúde pública, e quais são as diferentes possibilidades de compreensão desse fenômeno, apresentadas pela literatura atual. Para isso, foi realizado um levantamento não sistemático da literatura sobre o assunto, visando identificar, especialmente, artigos que apresentam mais de uma visão sobre esse fenômeno. São observadas concepções ambivalentes sobre a gravidez na adolescência, sendo que tanto perdas quanto ganhos são associados à gestação durante esse momento do desenvolvimento humano. Mudanças nas esferas econômicas, sociais, físicas e psíquicas
da adolescente são relatadas, significado positivo ou negativo do fenômeno está diretamente relacionado ao contexto familiar e sócio cultural no qual a adolescente está inserida.

Biografia do Autor

Naiana Dapieve Patias, UFSM

Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UFSM). Bolsista Capes, Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Márcia Elisa Jager, UFSM

Psicóloga, Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Pascale Chechi Fiorin, UFSM

Psicóloga, Mestranda em Psicologia (UFSM). Bolsista Capes, Membro do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

 

Ana Cristina Garcia Dias, UFSM

Psicóloga, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenções no Desenvolvimento Humano - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Orientadora do trabalho, Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM.

 

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Patias, N. D., Jager, M. E., Fiorin, P. C., & Dias, A. C. G. (2013). CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA: Implicação na Percepção da Gravidez na Adolescência Como um Problema. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 205–214. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.205-214

Edição

Seção

Artigos