CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-SOCIAL DA ADOLESCÊNCIA: Implicação na Percepção da Gravidez na Adolescência Como um Problema
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.205-214Resumo
A adolescência é vivida como um período marcado por conflitos, adaptações e mudanças biopsicossociais pelos jovens. Assim, uma gravidez durante este período pode assumir diferentes conseqüências para a vida dos jovens. O objetivo deste trabalho é compreender como se construiu a noção da gestação na adolescência como um problema de saúde pública, e quais são as diferentes possibilidades de compreensão desse fenômeno, apresentadas pela literatura atual. Para isso, foi realizado um levantamento não sistemático da literatura sobre o assunto, visando identificar, especialmente, artigos que apresentam mais de uma visão sobre esse fenômeno. São observadas concepções ambivalentes sobre a gravidez na adolescência, sendo que tanto perdas quanto ganhos são associados à gestação durante esse momento do desenvolvimento humano. Mudanças nas esferas econômicas, sociais, físicas e psíquicasda adolescente são relatadas, significado positivo ou negativo do fenômeno está diretamente relacionado ao contexto familiar e sócio cultural no qual a adolescente está inserida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).