Compreensão de enfermeiras sobre barreiras e estratégias para promover o letramento em saúde de idosos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2025.50.15287Palavras-chave:
Letramento em Saúde, Idoso, Educação em Saúde, Promoção da Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: Identificar a compreensão de enfermeiras sobre as barreiras e estratégias para promover o letramento em saúde de idosos, na atenção primária à saúde. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória descritiva, realizada com 12 enfermeiras vinculadas às unidades de saúde do município de Arapiraca/AL. A exploração dos dados ocorreu pela análise temática de Minayo. Resultados: Emergiram quatro categorias temáticas relacionadas à compreensão, habilidades, barreiras e estratégias para desenvolver o letramento em saúde dos idosos. As principais barreiras foram a falta de capacitação, tempo de atendimento, limitações relacionadas ao envelhecimento, acesso à internet e escolaridade. As estratégias incluíram uso de linguagem simples, método teach-back e utilização de recursos visuais. Conclusão: As enfermeiras identificaram estratégias para auxiliar os idosos e reconheceram as barreiras que dificultavam a promoção do letramento em saúde. Intervenções futuras devem concentrar-se em desenvolver habilidades de letramento em saúde de idosos.
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