O QUE AJUDA A EQUIPE? ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA MORTE DE PACIENTES EM UTI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.327-334Resumo
Objetivo: analisar artigos publicados em periódicos nacionaissobre o tema da morte e do morrer de pacientes vivenciado
pelos profissionais de enfermagem no espaço da UTI. O período de publicação dos trabalhos é de 2000 a 2010. Método: estudo de revisão sistemática. A seleção dos artigos publicados foi por meio eletrônico, com publicações disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde Bireme, nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Scielo. Utilizou-se os descritores: enfermagem, UTI, morte, atitude frente a morte.Selecionados sete artigos que contemplam o tema proposto. Análise dos dados seguiu os passos da análise temática. Resultados: Os profissionais de enfermagem ao lidar com a morte cotidianamente relatam emoções como frustração, negação, culpa, e apresentam dificuldade em elaborar o que sentem. Entre as estratégias criadas por eles para esse enfrentamento estão a negação, a criação de rotinas e o afastamento. Conclusão: Faz-se necessária a criação de espaços nas instituições formadoras e no ambiente hospitalar a fim de ajudar a equipe a lidar com suas emoções e evitar possível adoecimento. Sugere-se
a criação de grupos de estudo, enfoque multiprofissional e interdisciplinar e outras estratégias para elaboração do sofrimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).