O QUE AJUDA A EQUIPE? ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA MORTE DE PACIENTES EM UTI

Autores

  • Leticia Wondracek Unijuí
  • Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli Unijuí
  • Solange Maria Schmidt Piovesan Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.327-334

Resumo

Objetivo: analisar artigos publicados em periódicos nacionais
sobre o tema da morte e do morrer de pacientes vivenciado
pelos profissionais de enfermagem no espaço da UTI. O período de publicação dos trabalhos é de 2000 a 2010. Método: estudo de revisão sistemática. A seleção dos artigos publicados foi por meio eletrônico, com publicações disponíveis na Biblioteca Virtual de Saúde Bireme, nas bases de dados Lilacs, Bdenf e Scielo. Utilizou-se os descritores: enfermagem, UTI, morte, atitude frente a morte.Selecionados sete artigos que contemplam o tema proposto. Análise dos dados seguiu os passos da análise temática. Resultados: Os profissionais de enfermagem ao lidar com a morte cotidianamente relatam emoções como frustração, negação, culpa, e apresentam dificuldade em elaborar o que sentem. Entre as estratégias criadas por eles para esse enfrentamento estão a negação, a criação de rotinas e o afastamento. Conclusão: Faz-se necessária a criação de espaços nas instituições formadoras e no ambiente hospitalar a fim de ajudar a equipe a lidar com suas emoções e evitar possível adoecimento. Sugere-se
a criação de grupos de estudo, enfoque multiprofissional e interdisciplinar e outras estratégias para elaboração do sofrimento.

Biografia do Autor

Leticia Wondracek, Unijuí

Graduanda em enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, Ijuí/RS.

 

Cleci Lourdes Schmidt Piovesan Rosanelli, Unijuí

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela UNIFESP. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUI, docente do DCSa. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul /UNIJUI, Ijuí, RS.

Solange Maria Schmidt Piovesan, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

Enfermeira, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Enfermeira da Equipe Matricial vinculada à Coordenação Municipal de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Como Citar

Wondracek, L., Rosanelli, C. L. S. P., & Piovesan, S. M. S. (2013). O QUE AJUDA A EQUIPE? ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA MORTE DE PACIENTES EM UTI. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 327–334. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.327-334

Edição

Seção

Artigos