O VIVER SAUDAVEL NO OLHAR DOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.339-346Resumo
A escola como espaço de educação e saúde permite o desenvolvimento de ações educativas promotoras do viver saudável. Trata-se de um estudo de campo, exploratório descritivo, que objetivou discutir com um grupo de alunos do ensino fundamental de uma escola pública ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul as ações educativas desenvolvidas no cotidiano da escola, com vistas à promoção do viver saudável. Como estratégia metodológica optou-se pela utilização de oficinas, empregando recursos expressivos em atividades lúdicas associadas ao diálogo reflexivo. A análise dos dados, que seguiu a proposição de Bauer (2002), se fez a partirdo resultado da oficina “Minha vida, meu viver” e originou as categorias: o caminho em construção: para onde quero ir?; nas trilhas do viver: quem vai comigo? Os resultados revelam que os escolares traçam suas metas influenciados pelo meio sócio-ambiental em que vivem. Conclui-se dessa forma, que as influencias sejam elas, do meio escolar, familiar ou socioeconômico são determinantes na construção de projetos para a vida futura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).