PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS ACERCA DO CUIDADO PRESTADO PELA FAMILIA AO PACIENTE EM CUIDADO PALIATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.353-360Resumo
Com a incidência crescente de doenças crônico-degenerativastem-se tornado cada vez maior o número de pessoas fora de possibilidades terapêuticas, dependentes de familiares, em cuidados paliativos. O estudo objetiva analisar a percepção do enfermeiro, em relação ao cuidado prestado pela família ao paciente adulto hospitalizado, em cuidado paliativo. De abordagem qualitativa, descritiva com 14 enfermeiros de um hospital Porte IV, realizada nos meses de outubro e novembro de 2010. O instrumento utilizado foi por meio de entrevista contendo uma questão aberta. As Informações foram analisadas e categorizadas conforme preceito de Minayo.
O familiar é percebido como alguém que assiste o paciente de
maneira direta e indireta, auxilia no cuidado, exige da equipe, cuida como forma de resgatar “momentos perdidos”, preocupado com o controle da dor, dificultador na recuperação do paciente, não envolvido no cuidado e baixo grau de instrução. Faz-se necessário que o enfermeiro lance um olhar atento para a família, no sentido de acolhe-la e instrumentalizá-la para o cuidado adequado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).