PERFIL ALIMENTAR DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE

Autores

  • Daiana Argenta Kümpel UPF
  • Michele Marinho da Silveira UPF
  • Josemara de Paula Rocha UPF
  • Marina Scariot UPF
  • Marilene Rodrigues Portella UPF
  • Adriano Pasqualotti UPF

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.361-366

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer o perfil e o hábito
alimentar de uma população idosa frequentadora de um grupo de terceira idade, no município de Passo Fundo, localizado ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Trata-se de um estudo transversal de natureza descritiva, a amostra foi composta por vinte sujeitos com idade igual ou maior que sessenta anos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário composto de perguntas fechadas referentes às variáveis sócio-demográficas, aspectos relacionados aos hábitos e práticas alimentares, à satisfação
com a alimentação e se sentem mais vontade de comer  estando junto com outras pessoas. Os dados foram tabulados em planilha eletrônica no programa Excel 2007 e tratados com estatística descritiva na forma de percentual. Os resultados indicam que a alimentação dos idosos necessita de maiores cuidados, traçando estratégias que visem à promoção de hábitos saudáveis, a fim de garantir qualidade de vida desta população.

Biografia do Autor

Daiana Argenta Kümpel, UPF

Nutricionista graduada pela Universidade de Cruz Alta. Especialista em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda bolsista Prosup/Capes do Programa de Pós-Graduação em  Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

 

Michele Marinho da Silveira, UPF

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo. Especialista em Traumato-ortopedia com Ênfase no Atendimento em Clinica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos. Mestranda bolsista Prosup/Capes do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano Universidade de Passo Fundo.

 

Josemara de Paula Rocha, UPF

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Passo Fundo. Mestranda bolsista Prosup/Capes do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo.

Marina Scariot, UPF

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

 

Marilene Rodrigues Portella, UPF

Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Líder do Grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq.

 

Adriano Pasqualotti, UPF

Orientador. Doutor em Informática na Educação e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Editor da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.

 

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

Kümpel, D. A., Silveira, M. M. da, Rocha, J. de P., Scariot, M., Portella, M. R., & Pasqualotti, A. (2013). PERFIL ALIMENTAR DE IDOSOS FREQUENTADORES DE UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 361–366. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.361-366

Edição

Seção

Artigos