PERFIL DOS MEDICAMENTOS UTILIZADOS POR IDOSOS ATENDIDOS EM UMA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.375-384Resumo
O objetivo deste estudo foi descrever o perfil dos medicamentos utilizados por idosos atendidos em uma farmácia comunitária de Ijuí/RS, para verificar adesão a farmacoterapia utilizada e o uso de medicamentos potencialmente inapropriados. O estudo foi realizado com usuários com idade igual ou superior a 60 anos que buscaram atendimento, no local do estudo, apresentando prescrição, caixa, blister e/ou bula dos medicamentos utilizados. Dos 30entrevistados, 53,33% era do gênero masculino com idade média de 69,1. Foram utilizados 154 medicamentos (5,13/idoso em média), desses, 123 (79,85%) constavam nas prescrições apresentadas, das quais 46,77% foram emitidas por cardiologistas, os medicamentos mais utilizados atuam no sistema cardiovascular (47%), dos não prescritos 25,8% eram analgésicos. Metade dos entrevistados utilizava polifarmácia, do total de medicamentos 12,34% são inapropriados para idosos, destacando benzodiazepínicos de meia-vida longa (26,32%). Do total de idosos 40% apresentou elevado grau de adesão à terapia prescrita, os maiores níveis de adesão foram verificados entre as mulheres. Evidenciou-se que os profissionais da saúde têm papel fundamental no sentido de proporcionar o seguimento à terapêutica farmacológica dos idosos, contribuindo para a redução do uso de medicamentos
inapropriados e melhorando a adesão aos tratamentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).