A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E A ESCOLA: Conhecendo as Percepções Deste Trabalho

Autores

  • Margarete Veronica Jesse Secretaria de Saúde de Lages, SC.
  • Cesar Augusto Soares Nitschke Universidade Federal de Santa Catarina, SC.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.579-584

Resumo

Este trabalho tem o intuito de se aproximar do assunto da Estratégia Saúde da Família– ESF– em sua relação com a escola, o estudo tem como objetivo conhecer o que a literatura brasileira tem publicado a cerca das ações desenvolvidas pelas equipes de saúde da família junto as escola nos últimos dez anos, (2000-2010). A metodologia usada foi a revisão bibliográfica descritiva sendo que as fontes da pesquisa foram os bancos de dados virtuais. A pesquisa se desenvolveu em janeiro e fevereiro de 2011, usando-se quatro descritores chaves, escola, saúde da família, educação em saúde e ações usados de forma combinada e separada. A amostra se compõe 33 estudos. Houve uma concentração de números de estudos em relação às temáticas de DSTs/ sexualidade/planejamento
familiar. Para 75% dos artigos encontrados há um  distanciamento entre a escola e as equipes de saúde. Conclui-se a necessidade da aproximação da ESF da escola.

Biografia do Autor

Margarete Veronica Jesse, Secretaria de Saúde de Lages, SC.

Enfermeira na Saúde da Família na Secretaria de Saúde de Lages, SC.

Cesar Augusto Soares Nitschke, Universidade Federal de Santa Catarina, SC.

Médico. Professor no curso de Saúde da Família no Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, SC.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Jesse, M. V., & Nitschke, C. A. S. (2013). A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E A ESCOLA: Conhecendo as Percepções Deste Trabalho. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 579–584. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.579-584

Edição

Seção

Resumo expandido