ALTERAÇÕES POSTURAIS NO BALLET
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.643-646Resumo
A postura está ligada à atitude corporal, sendo determinada pelas posições dos segmentos entre si. A hiperlordose com suas consequências são comumente encontradas nos esportes que tenham movimentos com tendência a forçar uma posição de arqueamento da coluna dorsolombar, como no ballet. Assim, ela se desenvolve como resultado de várias repetições de um movimento no treinamento. Este estudo propõe verificar a postura em bailarinas de Itajaí e Balneário Camboriú. Participaram do estudo 26 bailarinas com uma média de idade de 17,34 anos. A elas foi passado um formulário validado para avaliação de características de dor e treinamento. A fotogrametria foi o método utilizado para a avaliação postural, e a partir das medidas do ângulo lombar, inclinação pélvica e extensão de joelho, correlacionamos com o formulário entregue. Essas correlações apresentam relevância estatística quando p<0,05. Podemos concluir que existe uma alteração postural significativa, com retificação lombar, retroversão pélvica e hiperextensão de joelho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).