CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE UNIDADE NA BUSCA ATIVA DE SINTOMÁTICOS DE TUBERCULOSE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.795-798Resumo
Este projeto objetivou Trabalhar o tema da tuberculose (Tb) com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com vistas a empoderar estes trabalhadores da saúde para atuar na identificação precoce desta doença que assume importância no cenário nacional e internacional, uma vez que está entre as principais causas de morbidade e mortalidade. As ações foram desenvolvidas em quatro encontros, sendo utilizada como metodologia a modalidade de oficinas, buscando uma prática pautada na pedagogia libertadora de Paulo Freire. Cada oficina foi didaticamente separada em quatro momentos: O primeiro de integração, no segundo a abordagem do tema, no terceiro momento foram realizadas atividades lúdicas, e no último momento foram feitos os encaminhamentos e programadas as tarefas para a próxima oficina. Concluímos que os objetivos propostos foram alcançados e visualizamos a necessidade decontinuar nossas atividades com o grupo em questão, já que o mesmo propôs a realização de mais capacitações com temas diversos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).