CORAÇÃO AMIGO: Uma Estratégia Para Doença Arterial Coronariana

Autores

  • Juliane Elis Both UFSM
  • Márcio Rossato Badke
  • Giovani Garcia Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (H. C. A. A)
  • Muriel Chamse Ddine Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.847-850

Resumo

Como as doenças coronarianas são uma das maiores causas de doenças vasculares, elas necessitam de mudanças no estilo de vida dos sujeitos. Com base nesse fato, aliado ao grande índice de morbi/mortalidade, desenvolveu-se este projeto, visando reabilitar os pacientes cardíacos para que possam retornar a sua vida ativa, de maneira produtiva e satisfatória. Consiste em um estudo descritivo-exploratório de caráter quali-quantitativo, que assiste pacientes pós cirúrgica de revascularização miocárdica. Para monitorar as informações foi utilizada uma planilha com dados de identificação pessoal e um questionário genérico capacidade funcional, limitação física, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental. A monitorização tornou-se efetiva na melhora do quadro do paciente e na re-inserção na sociedade torna-se mais breve e efetiva. Desse modo, percebeu-se a importância dessas atividades para a recuperação dos indivíduos com alterações cardiovasculares.

Biografia do Autor

Juliane Elis Both, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET.

Márcio Rossato Badke

Enfermeiro Professor Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/ CESNORS. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Enfermagem pelo PPGEnf/ UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa “Cuidado Saúde Enfermagem”.

Giovani Garcia, Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (H. C. A. A)

Fisioterapeuta do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (H. C. A. A)

Muriel Chamse Ddine, Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo

Fisioterapeuta do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Both, J. E., Badke, M. R., Garcia, G., & Ddine, M. C. (2013). CORAÇÃO AMIGO: Uma Estratégia Para Doença Arterial Coronariana. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 847–850. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.847-850

Edição

Seção

Resumo expandido