CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TUBERCULOSE PULMONAR

Autores

  • Rodrigo Marques da Silva UFSM
  • Keity Laís Siepmann Soccol UFSM
  • Simone Spiazzi Favarin UFSM
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago UFSM
  • Juliana Petri Tavares UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.859-864

Resumo

Introdução: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. Objetivo: comparar as informações da literatura acerca da Tuberculose com os sinais e sintomas encontrados no paciente, descrever os cuidados de enfermagem, o tratamento farmacológico e a evolução clínica do mesmo. Método: Realizou-se acompanhamento do paciente durante a internação, 18 a 24 de Outubro de 2009, por meio de entrevista, exame físico e análise do prontuário. Resultados: Os sinais clínicos foram ao encontro daqueles encontrados na literatura. Os cuidados de enfermagem realizados foram: higiene do couro cabeludo e oral; aplicação de óleo mineral após Higiene Corporal; reposição de Líquidos e eletrólitos; estímulo a ingestão alimentar; encaminhamento à avaliação odontológica;
administração das medicações prescritas; relatar ao médico os achados no hipocôndrio direito; realização de HGT e nebulização; avaliação da permeabilidade e do aspecto da punção venosa. Conclusão: Obteve-se aprendizado sobre o tema e o papel da enfermagem.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques da Silva, UFSM

Acadêmico do Curso de Enfermagem da UFSM. Bolsista PET (SESU/MEC). Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Keity Laís Siepmann Soccol, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da UFSM. Bolsista FIEX. Integrante do Pesquisa Cuidado as Pessoas, famílias e sociedade, sublinha saúde mental.

Simone Spiazzi Favarin, UFSM

Acadêmica de Enfermagem pela UFSM. Bolsista do Ambulatório de Quimioterapia do HUSM. Participante do Projeto de Vivências no Pronto Socorro do HUSM.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery– UFRJ. Adjunta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador.

Juliana Petri Tavares, UFRGS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2013-07-10

Como Citar

Silva, R. M. da, Soccol, K. L. S., Favarin, S. S., Magnago, T. S. B. de S., & Tavares, J. P. (2013). CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM TUBERCULOSE PULMONAR. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 859–864. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.859-864

Edição

Seção

Resumo expandido