EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.925-928Resumo
A extensão universitária é uma forma de interação que deve existir entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. A Universidade oferece conhecimentos à comunidade e recebe dela influxos positivos, tais como retroalimentação de suas reais necessidades, seus anseios, e também aprendendo com o saber dessas comunidades. Objetivo: orientar os adolescentes quanto às suas transformações biopsicossociais, ampliando seus entendimentos e possibilitando reflexões sobre sexualidade, contribuindo no desenvolvimento de atitudes responsáveis para o exercício da cidadania, e ressaltando ações voltadas para auto-sustentabilidade. Método: esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, e para elaboração e execução das atividades seguimos o “Itinerário de Pesquisa” de Paulo Freire. Resultados e discussões: foram organizados de acordo com sua metodologia, através do desvelamento crítico dos temas geradores. Conclusões: as experiências relatadas foram válidas no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos participantes e no estímulo da consciência crítica dos adolescentes sobre sexualidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).