ENSINANDO A ESCALA DE BRADEN NO CUIDADO E PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO

Autores

  • Danieli Bandeira UFSM
  • Silvana B. Cogo Bisogno UFSM
  • Marcio Rossato Badke UFSM
  • Luana Carine Maron UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.933-938

Resumo

O trabalho objetiva relatar a experiência de uma acadêmica do sexto semestre de enfermagem, na aplicação de um projeto de extensão com a finalidade de orientar a avaliação de risco de desenvolvimento das Úlceras por Pressão aplicando a Escala de Braden. O projeto desenvolveu-se em um hospital de pequeno porte na região norte do Rio Grande do Sul, contemplou 15 participantes entre enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem atuantes no turno manhã/tarde na Unidade Clínica da instituição. Observou-se interesse dos participantes em conhecer a escala, porém a sobrecarga da demanda do serviço atravancou o processo de troca de experiências. A inserção das acadêmicas no ambiente de trabalho forneceu subsídios para os profissionais atuarem de maneira objetiva, a fim de planejar ações de caráter preventivo, objetivando a melhoria da qualidade da assistência que lhes é devida, dinamizando o processo de trabalho.

Biografia do Autor

Danieli Bandeira, UFSM

Acadêmica do sétimo semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS). Ensino/Extensão.

Silvana B. Cogo Bisogno, UFSM

Mestre. Professora Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS). Ensino/ Extensão.

Marcio Rossato Badke, UFSM

Mestre. Professor Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS). Especialista em Saúde Publica. Mestre em Enfermagem pelo PPG Enf/UFSM. Membro do grupo de pesquisa “Cuidado Saúde Enfermagem”. Ensino/Extensão.

Luana Carine Maron, UFSM

Acadêmica do sétimo semestre de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS). Ensino/Extensão.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

Bandeira, D., Bisogno, S. B. C., Badke, M. R., & Maron, L. C. (2013). ENSINANDO A ESCALA DE BRADEN NO CUIDADO E PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 933–938. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.933-938

Edição

Seção

Resumo expandido