EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.969-974Resumo
As alterações das estruturas e sistemas do corpo humano pelo processo de senescência são responsáveis por queixas frequentes na população idosa, dentre as quais se destacam as de tontura, vertigem e desequilíbrio. O envelhecimento dos sistemas vestibular, visual, somatossensorial, musculoesquelético e sistema nervoso central, afeta principalmente o controle postural, sendo este de fundamental importância para autonomia desses indivíduos. A reabilitação vestibular visa melhorar o equilíbrio global, a qualidade de vida e orientação espacial dos pacientes com tontura; através de protocolos de exercícios, tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio, prevenir recorrências, visando reintegrar o indivíduo ao ambiente, recuperando sua autoconfiança. O presente estudo baseou-se numa revisão de literatura que teve como objetivo verificar os efeitos da fisioterapia através reabilitação vestibular durante processo de envelhecimento. A busca foi realizada em bases de dados eletrônicas e lista de referência dos artigos identificados. Os seguintes descritores, nas línguas portuguesa e inglesa, foram utilizados: envelhecimento populacional, sistema vestibular e reabilitação vestibular. A busca eletrônica inicial resultou em 365 manuscritos. Oprocesso de análise dos estudos envolveu leitura de títulos, resumos e textos completos. Após todas essas fases, 13
manuscritos preencheram os critérios de inclusão da revisão. Nas referências destes artigos, foram identificadas outras 21 publicações relevantes, totalizando 34 artigos. Diante do exposto, a reabilitação vestibular pode reduzir as alterações do equilíbrio e risco de quedas, possibilitando uma maior autonomia e funcionalidade além de uma consequente melhora na qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).