FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM GERONTES

Autores

  • Andressa Caroline Luft Pilati UFSM
  • Juliane Elis Both UFSM
  • Rosane Maria Kirchner UFSM
  • Eniva Stumm Unijuí
  • Daniani Castioni UFSM
  • Jaqueline Silinske UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.981-984

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica é uma doença crônica que atinge centenas de pessoas, incluindo a população idosa. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é avaliar a hipertensão arterial e os fatores de risco dos idosos que residem em uma micro-área de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com informações sociodemográficas e questões relacionadas à hipertensão. O estudo encontra-se em fase de coleta e análise dos dados, sendo que para a análise preliminar foi utilizada a estatística descritiva. Foram observados todos os preceitos éticos que regem uma pesquisa com seres humanos. Nas análises parciais observou-se que a maioria é do sexo feminino, na faixa etária de 60 a 86 anos e casados. Evidencia-se que a maioria dos idosos são hipertensos, fazendo uso de medicação. Logo, torna-se claro a necessidade de intervenções, visando qualificar o cuidado com a população idosa por meio da assistência permanente e continuada.

Biografia do Autor

Andressa Caroline Luft Pilati, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET.

Juliane Elis Both, UFSM

Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET.

Rosane Maria Kirchner, UFSM

Professora Dra. da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil, Coordenadora do Projeto. UFSM/CESNORS.

Eniva Stumm, Unijuí

Professora Msc. da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), pesquisadora.

Daniani Castioni, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/
CESNORS. RS/Brasil.

Jaqueline Silinske, UFSM

Acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS-UFSM/CESNORS. RS/Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Pilati, A. C. L., Both, J. E., Kirchner, R. M., Stumm, E., Castioni, D., & Silinske, J. (2013). FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM GERONTES. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 981–984. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.981-984

Edição

Seção

Resumo expandido