FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA x SOBREPESO

Autores

  • Elaine Alegre Bueno Unipampa
  • Pâmela Pissolato Schopf Unipampa
  • Andressa Oliveira da Silva Unipampa
  • Graziela Morgana Silva Tavares Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.985-990

Resumo

Objetivo: Verificar a incidência de sobrepeso e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e esclarecer os riscos da HAS e do sobrepeso na saúde que estes podem provocar. Metodologia: Foram avaliados treze idosos, sendo um homem e doze mulheres. Estes responderam a uma avaliação a qual constava identificação, estatura, massa, IMC, medicamentos e doenças auto relatadas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. Posteriormente os idosos receberam esclarecimentos sobre HAS e sobrepeso através de palestras e distribuição de material informativo com orientações quanto ao uso de medicamentos, atividade física e alimentação. Resultados: Foram encontrados seis hipertensos no grupo e o IMC > 25 em 53,84%. Conclusões: É preciso intervenções diretas na saúde do idoso, por meio de atividades que visem reduzir os índices encontrados neste estudo, além disso, a população idosa precisa de informações sobre os cuidados, prevenindo as alterações decorrentes do sobrepeso e HAS, objetivando um envelhecimento saudável.

Biografia do Autor

Elaine Alegre Bueno, Unipampa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista PET/PISC.

Pâmela Pissolato Schopf, Unipampa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista de Iniciação Científica pelo programa Ativa_Idade.

Andressa Oliveira da Silva, Unipampa

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Fisiologia – GPFis.

Graziela Morgana Silva Tavares, Unipampa

Professora Assistente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Bueno, E. A., Schopf, P. P., Silva, A. O. da, & Tavares, G. M. S. (2013). FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA x SOBREPESO. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 985–990. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.985-990

Edição

Seção

Resumo expandido