O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM USO DE BALÃO INTRA-AÓRTICO

Autores

  • Claudelí Mistura UFSM
  • Claudia Regina Maldaner HUSM
  • Celso Leonel Silveira UFSM
  • Arlete Maria Brentano Timm UFSM
  • Macilene Regina Pauletto UFSM
  • Margrid Beuter UFSM
  • Camila Castro Roso UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1107-1110

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e descrever qual a atuação da equipe de enfermagem no cuidado de pacientes em uso de balão intra-aórtico (BIA). Trata-se, portanto, de um relato de experiência que descreve a atuação da equipe de enfermagem da Unidade de Cardiologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O BIA podeser utilizado quando o paciente está em choque cardiogênico, com graus severos da insuficiência ventricular esquerdae na angina instável, quando há dificuldade de interromper a circulação extracorpórea. A cirurgia cardíaca em algunscasos, também é utilizada para estabilizar certos pacientes em vias de receberem tratamento cirúrgico ou certos tipos de angioplastia coronária. Percebe-se que a equipe deve estar bem treinada e preparada para situações críticas e querequerem conhecimentos especializados, para que no momento de urgência, consiga prestar a assistência com qualidade e eficiência.

Biografia do Autor

Claudelí Mistura, UFSM

Enfermeira. Integrante do Grupo de Pesquisa Saúde, Cuidado e Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Claudia Regina Maldaner, HUSM

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Nefrologia (UFRGS). Enfermeira assistencial da Cardiologia do Hospital Universitáriode Santa Maria (HUSM).

Celso Leonel Silveira, UFSM

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Arlete Maria Brentano Timm, UFSM

Enfermeira. Mestranda em enfermagem do PPGEnf. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Macilene Regina Pauletto, UFSM

Enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria da UFSM/RS. Mestranda em enfermagem do PPGEnf. Membro doGrupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Margrid Beuter, UFSM

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do PPGEnf da UFSM/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Camila Castro Roso, UFSM

Enfermeira. Mestranda em enfermagem do PPGEnf. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2013-07-18

Como Citar

Mistura, C., Maldaner, C. R., Silveira, C. L., Timm, A. M. B., Pauletto, M. R., Beuter, M., & Roso, C. C. (2013). O CUIDADO DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM USO DE BALÃO INTRA-AÓRTICO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1107–1110. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1107-1110

Edição

Seção

Resumo expandido