OFICINAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES SOBRE DSTS/AIDS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: Um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1155-1160Resumo
Este trabalho relata a experiência de oficinas sobre DSTs/AIDS e métodos contraceptivos, realizadas com adolescentes tendo como objetivo conhecer o posicionamento dos mesmos frente aos temas abordados. Utilizaram-se as técnicas de trabalho em grupo embasado no método Freireano, do “Círculo de Cultura”, com adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos inseridos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM de uma cidade do norte do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado que os adolescentes possuíam mais conhecimento a cerca do tema AIDS e pouco sobre as outras DSTs. O método contraceptivo mais comentado foi o preservativo masculino. Nessa dinâmica, os acadêmicos de enfermagem, por meio da experiência, foram se produzindo educadores/educandos e os adolescentes, na interação permitida pelo Círculo da Cultura, também foram se produzindo educandos/educadores eassim foi se criando sentidos necessários e complementares aos processos de aprendizagem que naquele contexto foram se operando.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).