OFICINAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES SOBRE DSTS/AIDS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: Um Relato de Experiência

Autores

  • Luana Carine Maron UFSM
  • Karine Adreola UFSM
  • Nathália Marion Fantinel UFSM
  • Paola Silveira Macedo UFSM
  • Rosane Fátima Koch UFSM
  • Maria da Graça Soler Rodrigues UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1155-1160

Resumo

Este trabalho relata a experiência de oficinas sobre DSTs/AIDS e métodos contraceptivos, realizadas com adolescentes tendo como objetivo conhecer o posicionamento dos mesmos frente aos temas abordados. Utilizaram-se as técnicas de trabalho em grupo embasado no método Freireano, do “Círculo de Cultura”, com adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos inseridos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM de uma cidade do norte do estado do Rio Grande do Sul. Foi identificado que os adolescentes possuíam mais conhecimento a cerca do tema AIDS e pouco sobre as outras DSTs. O método contraceptivo mais comentado foi o preservativo masculino. Nessa dinâmica, os acadêmicos de enfermagem, por meio da experiência, foram se produzindo educadores/educandos e os adolescentes, na interação permitida pelo Círculo da Cultura, também foram se produzindo educandos/educadores eassim foi se criando sentidos necessários e complementares aos processos de aprendizagem que naquele contexto foram se operando.

Biografia do Autor

Luana Carine Maron, UFSM

Autora/Relatora, acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Centro deEducação Superior Norte do RS/CESNORS.

Karine Adreola, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem UFSM/CESNORS.

Nathália Marion Fantinel, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem UFSM/CESNORS.

Paola Silveira Macedo, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem UFSM/CESNORS.

Rosane Fátima Koch, UFSM

Acadêmica do 7º semestre do Curso de Enfermagem UFSM/CESNORS.

Maria da Graça Soler Rodrigues, UFSM

Orientadora. Doutoranda em Enfermagem, DINTER Novas Fronteiras UNIFESP/EEAN/UFSM. Docente do Curso de Enfermagemda Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CESNORS.

Downloads

Publicado

2013-07-22

Como Citar

Maron, L. C., Adreola, K., Fantinel, N. M., Macedo, P. S., Koch, R. F., & Rodrigues, M. da G. S. (2013). OFICINAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES SOBRE DSTS/AIDS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: Um Relato de Experiência. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1155–1160. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1155-1160

Edição

Seção

Resumo expandido