PREVALÊNCIA DE HIPERLORDOSE LOMBAR E HIPERCIFOSE DORSAL EM ESCOLARES DA SERRA GAÚCHA

Autores

  • Rita de Cássia de Souza Bueno UCS
  • Ricardo Rodrigo Rech UCS
  • Rocheli Sandri UCS
  • Caroline Bernardes UCS
  • Cláudia Adriano Bruscatto UCS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1237-1242

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência de hiperlordose lombar e hipercifose dorsal em escolares de 08 a 15 anos deidade em quatro escolas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Metodologia: Foram avaliados 864 escolares,através de um estudo descritivo. Verificou-se os desvios posturais de tronco, por meio de avaliação postural nasvistas anterior, lateral e posterior. Resultados: As prevalências de desvios posturais observadas foram de 16,6% paraa hipercifose dorsal e 27,9% para a hiperlordose lombar. A idade de 8 a 12 anos apresentou-se como a idade com maiorprevalência para hiperlordose lombar. Conclusões: Os achados confirmam a necessidade de intervenções por partedos profissionais da saúde e educação, buscando corrigir hábitos inadequados de postura corporal, que podem seagravar e causar danos irreversíveis.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Souza Bueno, UCS

Professora de Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ricardo Rodrigo Rech, UCS

Núcleo de Pesquisa Ciências e Artes do Movimento Humano (Cursos de Educação Física – UCS). Doutorando em Ciências da Saúdepela UFCSPA.

Rocheli Sandri, UCS

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Caroline Bernardes, UCS

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cláudia Adriano Bruscatto, UCS

Mestre em Neurociências pela Rede Metodista de Educação do sul – (IPA).

Downloads

Publicado

2013-07-23

Como Citar

Bueno, R. de C. de S., Rech, R. R., Sandri, R., Bernardes, C., & Bruscatto, C. A. (2013). PREVALÊNCIA DE HIPERLORDOSE LOMBAR E HIPERCIFOSE DORSAL EM ESCOLARES DA SERRA GAÚCHA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 1237–1242. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1237-1242

Edição

Seção

Resumo expandido