TRABALHADORES DE ENFERMAGEM FRENTE À MORTE: Relatando Experiência, Vivências e Dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.1385-1388Resumo
A morte é o desafio final para qualquer ser humano, é uma situação ameaçadora e causadora de muita angústia para a maioria das pessoas, devido ser o encerramento da vida. Diante disso julgou-se necessário relatar a experiência vivida por uma enfermeira em uma unidade de internação. Neste sentido objetivou-se: refletir acerca dos aspectos da morte para os profissionais da enfermagem auxiliando-os a encarar juntamente com o familiar ummomento tão delicado, contribuindo assim com o aperfeiçoamento intelectual e profissional. Este estudo é um relatode experiência critico-reflexivo que se subsidiou em alguns dos constructos da epistemologia existencial-fenomenológica.Devem-se criar espaços para discutir esse assunto, que precisa ser verbalizado e trabalhado com os profissionaisde enfermagem para que estejam preparados para atuar frente à morte e o morrer dos pacientes, e de luto deseus familiares.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).