FEIRA DE PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.36-42Palavras-chave:
Educação em saúde, insuficiência renal crônica, enfermagemResumo
A doença renal crônica é, sem dúvidas, um problema de saúde pública, principalmente, pela sua elevada taxa de morbidade e mortalidade. A educação em saúde à população em geral pode prevenir o seu desenvolvimento e progressão. Objetivou-se apresentar os resultados das atividades desenvolvidas por acadêmicos de Enfermagem durante uma feira de prevenção da doença renal. A realização da feira deu-se em um município do interior do Paraná. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: cadastramento individual, aferição de pressão arterial, verificação de peso, altura e circunferência abdominal, anamnese e testes de urina tipo I e creatinina sérica. A educação em saúde foi realizada durante estas atividades, de acordo com as necessidades apresentadas por cada participante. Os sujeitos tiveram sua participação instituída de modo voluntário. O gênero feminino somou 61,9% da população atendida. Hipertensão e diabetes foram as comorbidades prevalentes. 43,2% dos participantes apresentaram hipertensão aferida no local. 28,37% estavam com sobrepeso e mais de 30% obesos. 4,44% apresentaram proteinúria e glucosúria e 4,10% nível de creatinina alterado. O público atendido na feira de prevenção da doença renal apresentou perfil bastante variado. A educação em saúde contribuiu para o esclarecimento de dúvidas da população e para a transmissão de conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).