ATENDIMENTO NUTRICIONAL DOMICILIAR COM MULHERES PÓS-MENOPAUSA EM SOBREPESO E OBESIDADE DO MUNICÍPIO DE CATUÍPE- RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.2-9Palavras-chave:
Pós-Menopausa, Sobrepeso, Obesidade, NutriçãoResumo
A assistência domiciliar é hoje uma importante forma de cuidado através de profissionais das áreas da saúde que, além da intervenção, dá ênfase na prevenção. Este tipo de assistência vem crescendo e sendo ofertado não somente pelo sistema particular, mas também pelo gratuito. A pós-menopausa é uma fase natural, onde uma das principais mudanças se dá pela redução dos hormônios esteroides e a cessação dos ciclos menstruais. O objetivo deste artigo é abordar o atendimento nutricional domiciliar e demonstrar a prática deste cuidado na área da nutrição. O trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento mensal de mulheres em pós-menopausa com sobrepeso e obesidade do município de Catuípe - RS, das quais participaram 26 mulheres em um período de seis meses. Foram realizadas orientações nutricionais, planos alimentares, aferições de medidas antropométricas, fornecimento de receitas dietéticas, materiais informativos acerca de alguns alimentos. Os acompanhamentos mensais constataram que tais mulheres apresentaram diminuição da massa corporal, níveis de massa gorda, perímetro da cintura e mudanças de hábitos alimentares. Este estudo possui grande relevância na saúde coletiva, promovendo e recuperando a saúde, e prevenindo agravos relacionados à obesidade mediante o trabalho de educação nutricional individual nos domicílios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).