CONTAMINAÇÃO DE CARNE BOVINA MOÍDA POR Escherichia coli e Salmonella sp.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.20-27Palavras-chave:
carne, coliformes, Escherichia coli, contaminação, SalmonellaResumo
Toxi-infecções alimentares ocorrem após ingesta de alimentos/água contaminados com microrganismos patogênicos e/ou suas toxinas. As carnes, alimentos ricos em nutrientes, são verdadeiros meios de cultura para o crescimento microbiano. Os objetivos desta pesquisa foram quantificar os indicadores de qualidade higiênica e detectar a presença de Salmonella sp. em amostras de carne bovina moída, comercializadas no noroeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a metodologia descrita pela APHA 2001. As amostras foram adquiridas nos pontos de venda, acondicionadas em caixas isotérmicas e transportadas até o Laboratório de microbiologia da UFSM, Campus de Palmeira das Missões. Realizou-se contagens de coliformes totais, termotolerantes e de E. coli em NMP, e investigação da presença de Salmonella sp. Foram analisadas 14 amostras de carne moída, todas contaminadas por coliformes totais e termotolerantes, indicando precárias condições de higiene no processamento. Contagens de E. coli foram positivas para 85,71% das amostras, e em 14,28% foi detectada a presença de Salmonella spp. representando sérios riscos à saúde da população consumidora. Os resultados descritos reforçam que há necessidade de maior fiscalização pelos órgãos competentes, bem como treinamentos para manipuladores de alimentos, visando diminuir os índices de contaminação e os riscos que a população possa ser exposta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).