A ÁRVORE DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO (CASE)

Autores

  • Wendel Mombaque dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Neila Santini de Souza Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.43-46

Palavras-chave:

Adolescentes, Centro de Atendimento Sócio-Educativo, Oficina

Resumo

O relato que segue é produto de umaoficina realizada com um grupo de adolescentes do Centro de AtendimentoSócio-Educativo (CASE). A instituição destina-se a internação de adolescentes ejovens adultos que foram atores de ato infracional, tendo a capacidade para ainternação de 40 adolescentes com origem na região sob a jurisdição do Juizado Regionalda Infância e da Juventude de Uruguaiana. Durante o trabalho desenvolvido comadolescentes, é importante que o profissional possua habilidade de escuta ecompreender as experiências que o adolescentes traz, sendo necessário trabalhartodos os pontos que são abordados por eles

Biografia do Autor

Wendel Mombaque dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2013) e mestrando em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Neila Santini de Souza, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1997).  Especialista em Educação Sexual/Centro Universitário Franciscano (1999) e em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem - ENSP/FIOCRUZ (2006). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PEN/Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Cursando a especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ - Polo Resende/RJ). Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP - DINTER Novas Fronteiras (UNIFESP, UFRJ/EEAN e UFSM).

Downloads

Publicado

2014-10-03

Como Citar

dos Santos, W. M., & de Souza, N. S. (2014). A ÁRVORE DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO (CASE). Revista Contexto &Amp; Saúde, 14(26), 43–46. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.43-46

Edição

Seção

Relato de Experiência