O PAPEL DE CORTICÓIDES NA ONTOGENIA: DE IMPRINTING / PROGRAMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO ATÉ A VELHICE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.26-33Palavras-chave:
glicocorticóides, ontogenia, crescimentoResumo
É apresentada uma breve revisão do papel de glicocorticóides (GC) na regulação ontogênica. Os dados da literatura mostram claramente o papel importante de GC nos fenômenos de imprinting / programação perinatais, causadas por desnutrição e outros fatores estressantes, bem como nas transições entre as fases do desenvolvimento. Os resultados de nossos próprios estudos confirmam tanto alta sensibilidade aos GC de órgãos e células alvo no período perinatal, como a inibição do crescimento pelos GC, especialmente no desenvolvimento neonatal. Porém, a contribuição de GC para regulação do crescimento de órgãos reprodutivos durante a maturação sexual é bem menos expressiva. No que se refere ao papel de GC na velhice, parece que seu estudo deve ser feito juntos com avaliação do papel de proteínas de choque térmico e outras proteínas que participam nas reações do estresse celular e nos fenômenos de hormese.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).