A CLÍNICA PSICANALÍTICA EM UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DO SUS

Autores

  • Denise Scarton Zugno UFSM
  • Denize Rejane da Silva Mafalda Psicóloga, especialista em Humanização da Atenção e Gestão do SUS pela UFRGS, 15a Coordenadoria Regional de Saúde. Rua General Osório, 351.Centro. CEP. 98300 000. Palmeira das Missões – RS
  • Ricardo Vianna Martins Psicólogo, Doutor em Psicologia, Prof. UFSM/CESNORS, Av. Independência, nº3751 - Bairro Vista Alegre, Palmeira das Missões – RS.
  • Liamara Denise Ubessi Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.32-40

Palavras-chave:

saúde coletiva, psicanálise, clínica

Resumo

O presente artigo surge a partir da reflexão sobre a experiência de atendimento psicológico na atenção básica no Sistema Único de Saúde, sob a perspectiva da psicanálise lacaniana. Utiliza como método o diálogo da experiência com pesquisa bibliográfica. Procurou-se saber como se dão estes atendimentos clínicos e quais elementos que, neste viés, fazem parte deste processo como a escuta do sujeito do inconsciente, o desejo do analista e a transferência. Foram percebidos, também, alguns entraves para a realização deste trabalho. Os resultados mostram que desde Freud, é preocupação da psicanálise contribuir com a saúde pública para que um maior número de pessoas possa dela se beneficiar.  Também, que a psicanálise é um desafio na práxis em um serviço de saúde que seja centrado no modelo da biomedicina. Considerações finais: a psicanálise contribui no cuidado ao usuário, no trabalho em saúde, principalmente na escuta dos não ditos.

Biografia do Autor

Denise Scarton Zugno, UFSM

Psicóloga, formada pela PUCRS, pós-graduada em Gestão e Organisação Pública em Saúde pela UFSM e realizando Especialização em Clínica Psicanalítica na UFRGS.

Liamara Denise Ubessi, Universidade Federal de Pelotas - UFPel.

Enfermeira, Psicóloga, Sanitarista, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, doutoranda em Enfermagem pela UFPel, Bolsista CAPES demanda social.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

Zugno, D. S., Mafalda, D. R. da S., Martins, R. V., & Ubessi, L. D. (2015). A CLÍNICA PSICANALÍTICA EM UMA EQUIPE DE SAÚDE MENTAL DO SUS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 32–40. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.32-40

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral