PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA: a experiência de um programa de extensão no Sul do país

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte Enfermeira. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
  • Odete Torres Professora Assistente da Unipampa.
  • Neila Santini Professora Assistente da Unipampa
  • Rodrigo Balk Professor Adjunto da Unipampa.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.15-19

Palavras-chave:

Saúde Pública, Serviços de Saúde, Visita Domiciliar, Instituições Acadêmicas

Resumo

Os programas de extensão universitária tem se consolidado de extrema importância na área da saúde por proporcionar espaços diferenciados para novas experiências destinadas a qualificação dos futuros profissionais da saúde. Este estudo objetiva relatar a experiência do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC) de Extensão Universitária, em um município do sul do Brasil, identificando os seus desafios e potencialidades Dentre os desafios desataca-se os relacionados aos campos de práticas e a baixa flexibilidade curricular dos cursos, já em relação as potencialidades, destaca-se a interdisciplinaridade e a parceria entre ensino e serviço. Portanto, os resultados encontrados ressaltam a importância das atividades desenvolvidas, que visam a melhoria na formação acadêmica, bem como o desenvolvimento da comunidade.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte, Enfermeira. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Enfermeira. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaboradora do Programa Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC).

Odete Torres, Professora Assistente da Unipampa.

Enfermeira. Professora Assistente da Unipampa. Doutoranda em Enfermagem – Doutorado Interinstitucional - Dinter UNIFESP/UFRJ/UFSM. Coordenadora do PISC.

Neila Santini, Professora Assistente da Unipampa

Enfermeira. Professora Assistente da Unipampa. Doutoranda em Enfermagem - Dinter UNIFESP/UFRJ/UFSM. Colaboradora do PISC

Rodrigo Balk, Professor Adjunto da Unipampa.

Fisioterapeuta. Doutorado em Bioquímica Toxicológica (UFSM). Professor Adjunto da Unipampa. Colaborador do PISC

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Torres, O., Santini, N., & Balk, R. (2013). PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE COLETIVA: a experiência de um programa de extensão no Sul do país. Revista Contexto & Saúde, 12(22), 15–19. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.15-19

Edição

Seção

Artigos