CONCEPÇÕES DOS GESTORES DE SAÚDE SOBRE A NECESSIDADE DE UM NÚCLEO DE GESTÃO DO TRABALHO

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte Universidade Federal do Pampa (unipampa)
  • Aline Trindade
  • Kelly Viana Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.2-8

Palavras-chave:

Serviços de saúde, Gestão do trabalho, Recursos humanos em saúde.

Resumo

O estudo objetivou analisar as concepções dos gestores de saúde sobre a necessidade de um Núcleo de Gestão do Trabalho em um município do sul do Brasil. Em uma abordagem qualitativa, foram entrevistados sete gestores de saúde e os dados foram analisados seguindo os passos da análise temática. Evidenciou-se nos resultados que a concepções dos entrevistados sobre a implantação do Núcleo de Gestão do Trabalho deu-se através da necessidade de qualificação das discussões e das ações dos profissionais; do fortalecimento do quadro funcional; da valorização dos trabalhadores; da padronização dos processos de seleção e contratação e por fim, como um espaço importante de mediação de conflitos. Conclui-se a importância da criação desses Núcleos nos municípios brasileiros para que a Gestão do Trabalho torne-se um tema que realmente qualifique o mundo do trabalho, a partir de profissionais qualificados, estabilizados em seus cargos de trabalho e sensibilizados pelas demandas da população. Além disso, destaca-se a necessidade de mais estudos sobre o assunto, o que certamente propiciará discussões e reflexões mais aprofundadas.

Palavras-chaves: Serviços de saúde; Gestão do trabalho; Recursos humanos em saúde.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte, Universidade Federal do Pampa (unipampa)

Enfermeira. Professora Assistente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Aline Trindade

Psicóloga. Especialista em Gestão do Trabalho pela Escola de Saúde Pública

Kelly Viana, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Especialista em Saúde, Ergonomia e Ambiente Organizacional pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB).

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Trindade, A., & Viana, K. (2013). CONCEPÇÕES DOS GESTORES DE SAÚDE SOBRE A NECESSIDADE DE UM NÚCLEO DE GESTÃO DO TRABALHO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 12(22), 2–8. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.2-8

Edição

Seção

Artigos