SAÚDE E QUALIDADE DA ÁGUA: ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS EM ÁGUA SUBTERRÂNEAS.
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2013.24-25.46-53Palavras-chave:
águas subterrâneas, análise microbiológica e físico-químicaResumo
Este trabalho apresenta resultados obtidos a partir da determinação de alguns parâmetros físico–químicos e microbiológicos de águas subterrâneas que são utilizadas para consumo humano. Duas amostras de água foram coletadas de poços subterrâneos localizados na cidade de Chiapeta e uma amostra de poço subterrâneo localizado na cidade de Santo Antônio das Missões, ambas as cidades localizadas respectivamente na Região Noroeste e das Missões do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar os resultados obtidos através das análises, com os valores máximos permitidos de acordo com a portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, a qual trata da qualidade da água para consumo humano e o seu padrão de potabilidade. Os resultados obtidos da análise de pH variou de 5,65 a 6,98, com uma média de 6,26, a dureza variou de 53,4 a 86,7 mgL-1CaCO3 , com uma média de 66,94; de condutividade elétrica variou de 66,3 a 172,5 µS/cm, com uma média de 134,16 µS/cm, de turbidez variou de 0,104 a 1,360 NTU, com uma média de 0,573 NTU, DE alcalinidade variou de 3,375 a 17, 875 mgL-1CaCO3, com uma média de 11,708 mgL-1CaCO3 . Os resultados obtidos da análise microbiológicos houve alteração em apenas uma das amostras, tanto para coliformes totais como para Escherichia coli.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).