A ALIMENTAÇÃO E A ATIVIDADE FÍSICA NA SÍNDROME METABÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.26.10-19Palavras-chave:
síndrome metabólica, atividade física, alimentação, nutriçãoResumo
O crescente aumento da obesidade nas últimas décadas possibilitou a identificação da relação entre gordura visceral abdominal, resistência à insulina e uma nova entidade clínica, associada com esses fatores, que apresenta um risco maior para doença cardiovascular e diabetes mellitus tipo 2, conhecida como síndrome metabólica. Existe estreita relação entre a síndrome metabólica e os aspectos alimentares e de atividade física, estando estes associados à prevenção/proteção à síndrome metabólica, bem como à recuperação do estado nutricional saudável/adequado. O objetivo do presente estudo foi analisar os fatores alimentares e a atividade física na prevenção e tratamento da síndrome metabólica. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, do tipo qualitativo exploratório, utilizando como bases de dados Bireme, Periódicos Capes e Scielo, bem como literatura e periódicos impressos. Foi constatado que o controle de peso é o componente básico na prevenção e tratamento da síndrome metabólica, pois quando não há gordura, principalmente do tipo abdominal, não haverá produção de mediadores inflamatórios e, consequentemente, promoção à resistência insulínica. Portanto, alimentação adequada somada a prática regular de atividade física promovem a melhora na sensibilidade à insulina, através do controle de peso, resultando em efeitos benéficos sobre todas as anormalidades relacionas com a síndrome metabólica.Palavras-chave: síndrome metabólica, atividade física, alimentação, nutrição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).