A EXPERIÊNCIA DO MATRICIAMENTO A PARTIR DE UMA DISCIPLINA DE SAÚDE MENTAL

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Danielle Celi Santos Scholz
  • Denise Leão
  • Leandro Barbosa Pinho

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.70-74

Palavras-chave:

Saúde Mental, Serviços de Saúde, Promoção da saúde, Ensino.

Resumo

RESUMO: O presente estudo objetiva relatar a experiência do matriciamento a partir da disciplina de Saúde Mental, oferecida pelo Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa no ano de 2011. O matriciamento promove a integração e a interlocução entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e as equipes da atenção básica, partilhando informações territoriais e ampliando o potencial resolutivo. Foram evidenciados desafios e potencialidades durante o período de execução da disciplina, como a falta de qualificação dos profissionais para o atendimento ao sujeito com transtornos mentais e a falta de comunicação entre a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o CAPS. No que tange às potencialidades, destacam-se: a resolutividade no território e o trabalho em equipe. Portanto, enfatiza-se a relevância das disciplinas de saúde mental nos cursos de graduação na área de saúde com foco no matriciamento, tendo em vista a possibilidade de interlocução entre ensino, serviço e comunidade, qualificando a assistência prestada à população.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte

Profa Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora do Pet Redes de Atenção.

Danielle Celi Santos Scholz

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista PET/MEC do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC).

Denise Leão

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista PET/MEC do Programa de Extensão Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC).

Leandro Barbosa Pinho

Prof Adjunto do Curso de Enfermagem da UFRGS

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Santos Scholz, D. C., Leão, D., & Pinho, L. B. (2015). A EXPERIÊNCIA DO MATRICIAMENTO A PARTIR DE UMA DISCIPLINA DE SAÚDE MENTAL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 14(27), 70–74. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.70-74

Edição

Seção

Relato de Experiência