GRUPOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIRAS RESIDENTES

Autores

  • Luana Carine Maron Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte do Estado do Rio Grande do Sul Campus Palmeira das Missões/RS (UFSM/CESNORS). Especialista em Saúde do Trabalhador pela Faculdade América Latina (UNINTER). Enfermeira Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa/RS (UNIJUÍ/FUMSSAR).
  • Patrícia Caprini Guzzo Enfermeira. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte do Estado do Rio Grande do Sul campus Palmeira das Missões/RS (UFSM/CESNORS). Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (UNIJUÍ/FUMSSAR).
  • Tamara Grando Enfermeira. Formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo/RS (URI/Santo Ângelo). Enfermeira Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (UNIJUÍ/FUMSSAR).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.81-96

Resumo

O trabalho de grupos na atenção básica é uma alternativa para as práticas educativas. A ação educativa estabelece-se a partir de programas que permitem trocas de experiências entre os membros envolvidos, como também, ações de promoção da saúde e prevenção de doenças junto à comunidade, indivíduos ou grupos sociais. O objetivo do estudo é relatar a experiência das ações desempenhadas pelos profissionais enfermeiros nos espaços de atividades grupais. Trata-se de um estudo descritivo e consiste em um relato de experiência, vivenciado por três enfermeiras residentes em Saúde da Família. As atividades foram realizadas no domicílio, com finalidade educativa, e em salões comunitários, com ação terapêutica. Nos grupos domiciliares, foram realizadas rodas de conversa com temas diversos. Já nos grupos terapêuticos, utilizou-se de oficina com trabalhos manuais. Acreditamos que as atividades grupais se constituem em uma importante ferramenta para a conscientização crítica dos indivíduos a respeito de seu meio social, e suas condições de vida e saúde. Além disso, o trabalho em grupo é um instrumento essencial para a promoção e educação em saúde na comunidade.

Biografia do Autor

Luana Carine Maron, Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte do Estado do Rio Grande do Sul Campus Palmeira das Missões/RS (UFSM/CESNORS). Especialista em Saúde do Trabalhador pela Faculdade América Latina (UNINTER). Enfermeira Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa/RS (UNIJUÍ/FUMSSAR).

Ciências da Saúde

Patrícia Caprini Guzzo, Enfermeira. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte do Estado do Rio Grande do Sul campus Palmeira das Missões/RS (UFSM/CESNORS). Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (UNIJUÍ/FUMSSAR).

Ciências da Saúde

Tamara Grando, Enfermeira. Formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Santo Ângelo/RS (URI/Santo Ângelo). Enfermeira Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família oferecido pela Universidade Regional do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (UNIJUÍ/FUMSSAR).

Ciências da Saúde

Downloads

Publicado

2015-03-05

Como Citar

Maron, L. C., Guzzo, P. C., & Grando, T. (2015). GRUPOS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIRAS RESIDENTES. Revista Contexto & Saúde, 14(27), 81–96. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2014.27.81-96

Edição

Seção

Relato de Experiência