COMPARAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIAS DE FARMACOVIGILÂNCIA HOSPITALAR NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.155-166Palavras-chave:
Farmacovigilância, Hospital, Medicamentos, Reações Adversas.Resumo
Objetivo: No Brasil, as atividades relacionadas à farmacovigilância ainda são recentes, existindo poucas informações sobre a incidência de Reações Adversas a Medicamentos. O objetivo deste trabalho foi comparar os estudos publicados na literatura sobre Farmacovigilância Hospitalar nos países da América Latina. Trata-se de um estudo de revisão sobre Farmacovigilância Hospitalar nos países da América Latina. Foram selecionados artigos de coleta de dados publicados no período de 1999 a 2011. Foram selecionados 11 estudos com pacientes internados em Hospitais, principalmente públicos e universitários, em diferentes países, como Brasil, Colômbia, Cuba, Venezuela e Uruguai. Dos estudos inclusos neste artigo, 81,81% foi do tipo descritivo, com busca ativa por intermédio de entrevista estruturada ou análises de prontuários. Todos os artigos estudados tiveram acompanhamento farmacêutico. Dos estudos pesquisados, 90% foram realizados num período de três meses. Dentre os estudos, cinco utilizaram algoritmos de Naranjo para a coleta de dados de Reações Adversas a Medicamentos. Quanto às classificações utilizadas pelos artigos pesquisados, a maioria baseou-se nas Reações Adversas a Medicamentos quanto à causalidade, pois se trata de uma maneira mais completa de se pesquisar as notificações quanto aos medicamentos. Há necessidade, portanto, de se conhecer o perfil de uso de medicamentos antes da hospitalização do paciente, bem como de se ter estudos sobre a frequência das Reações Adversas a Medicamentos. Os pacientes hospitalizados são mais suscetíveis a doenças e, dependendo do seu estado patológico, pode receber diversos medicamentos; por isso a importância do monitoramento da administração dos fármacos para que não ocorram reações adversas a medicamentos quando for exigido tratamento prolongado ou uso contínuo dos mesmos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).