ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS MATERNAS E REPERCUSSÕES FETAIS APÓS EXERCÍCIO FÍSICO EM GESTANTES – NOTA PRÉVIA

Autores

  • Wendel Mombaque dos Santos Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Mombaque dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Pigatto Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiz Osório Cruz Portela Universidade Federal de Santa Maria
  • Francisco Maximiliano Pancich Gallarreta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.79-80

Palavras-chave:

gestantes, exercício físico, feto

Resumo

Objetivo: avaliar as alterações metabólicas maternas bem como as repercussões fetais ao estudo Doppler e à cardiotocografia em gestantes de baixo risco submetidas a exercício físico aeróbico. Método: pesquisa longitudinal experimental a ser realizada com gestantes hígidas entre a 26 e 34 semanas gestacionais, avaliando parâmetros hemodinâmicos maternos e fetais pré e pós exercício físico em esteira. Resultados Esperados: não evidenciar alterações maternas e/ou fetais após a atividade aeróbica, garantindo maior segurança na prescrição dessa durante o período gestacional.

Biografia do Autor

Wendel Mombaque dos Santos, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2013) e mestrando em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Caroline Mombaque dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Médica Ginecologista e Obstetra, especialista em medicina fetal, mestre em ciências da saúde, professora associada do departamento de Ginecologia e Obstetricia, da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), Brasil.

Camila Pigatto, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria

Médica Ginecologista e Obstetra, especialista em Medicina Fetal, da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), Brasil

Luiz Osório Cruz Portela, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e doutor em Ciências do Esporte - Universidade de Hannover (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação Física em Avaliação e desenvolvimento da Performance, Treinamento Esportivo, treinamento em Handebol. Atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da capacidade física em normoxia e hipoxia, treinamento hipóxico intermitente.

Francisco Maximiliano Pancich Gallarreta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS(1994).Mestrado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008). Doutorado em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Ginecologia, Obstetrícia e Ultra-sonografia, Medicina Fetal.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

dos Santos, W. M., dos Santos, C. M., Pigatto, C., Portela, L. O. C., & Gallarreta, F. M. P. (2015). ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS MATERNAS E REPERCUSSÕES FETAIS APÓS EXERCÍCIO FÍSICO EM GESTANTES – NOTA PRÉVIA. Revista Contexto & Saúde, 15(29), 79–80. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.79-80

Edição

Seção

Fisioterapia & Saúde