A ENFERMAGEM NO CONTROLE E PREVENÇÃO DO TÉTANO NEONATAL: revisão de literatura.

Autores

  • Daniel Aser Veloso Costa Faculdade Pitágoras- São Luís
  • Ellen Dorotheia Sousa Aguiar Pitágoras-São Luís
  • Elvilene Paosinho Coelho Pitágoras-MA
  • Evanude de Lago França
  • Lucidalva Froz Ribeiro Pitágoras-MA
  • Zuleide Silva Mota

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.50-61

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação em Saúde. Enfermagem. Prevenção e controle. Tétano. Recém Nascido.

Resumo

O tétano neonatal (TNN) é uma patologia causada pela bactéria Clostridium tetani, que quando em contato com o tecido humano desvitalizado libera uma toxina que resulta em espasmos, contraturas e outros sintomas que podem levar o neonato ao óbito. Essa infecção se dá, principalmente, pela contaminação no parto através de instrumentos não estéreis ou do coto umbilical não manipulado da forma asséptica correta até sua cicatrização.  O presente trabalho constitui-se de um levantamento bibliográfico com base em publicações de caráter científico, objetivando enfatizar as ações voltadas ao controle e prevenção do TNN, identificar os fatores de risco para a patologia e os principais métodos profiláticos e preventivos adotados.  Para a realização da pesquisa foram considerados artigos de publicações em revistas de saúde, referentes aos períodos de 2008 a 2013, achados em plataformas eletrônicas, como LILACS, BVS e SCIELO. Verifica-se nesse estudo a grande diminuição dos casos do TNN em todo o mundo e também no Brasil, resultado da grande cobertura vacinal, entretanto, ainda é um problema de saúde pública devido à alta letalidade e visto as possíveis falhas na assistência no pré-natal. É conclusivo que a maioria dos artigos enfatiza a importância da imunização antitetânica como principal forma preventiva e as ações do enfermeiro na melhoria da assistência prestada no pré-natal e no puerpério através da educação em saúde.

Biografia do Autor

Daniel Aser Veloso Costa, Faculdade Pitágoras- São Luís

Enfermeiro, Especialista em Sáude do Idoso e Gerontologia, Pós graduando em Gestão da Estratégia  Saúde da Família. Monitor de saúde do programa "mais educação" na UEB São Sebastião em São Luís, MA. Palestrante em eventos científicos e culturais aborando temas como: autoestima e desenvolvimeno da criança; DST'S, planejamento familiar, etc.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Costa, D. A. V., Aguiar, E. D. S., Coelho, E. P., França, E. de L., Ribeiro, L. F., & Mota, Z. S. (2015). A ENFERMAGEM NO CONTROLE E PREVENÇÃO DO TÉTANO NEONATAL: revisão de literatura. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 50–61. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.50-61

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática