EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.58-62Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, pacientes ambulatoriais, acolhimento.Resumo
A atividade de promoção à saúde e prevenção de agravos em sala de espera é um dos pilares da Política Nacional de Atenção Básica. O trabalho que segue se trata de um relato de experiência que tem por objetivo narrar três atividades realizadas em sala de espera em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Ijuí-RS, buscando a prevenção e promoção da saúde para os usuários que frequentam a unidade, garantindo a estas pessoas acesso rápido, fácil e seguro a informação sobre cuidados em saúde. As atividades educativas tiveram como base os problemas de saúde mais presentes no serviço relatados pelos profissionais de saúde que trabalham no local. Podemos dizer que é gratificante para nós profissionais da nutrição ver o envolvimento dos usuários nas temáticas, visto que, esta possibilita ao profissional multiplicar e transmitir conhecimento para os usuários, fazendo promoção e prevenção da saúde, a fim de proporcionar melhora da qualidade de vida e humanizar o ambiente da ESF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).