CONVIVENDO COM AS LIMITAÇÕES VISUAIS À ESPERA DO TRANSPLANTE DE CÓRNEAS

Autores

  • Diego Silveira Siqueira Hospital São Lucas da PUCRS
  • Fernando Riegel Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA.
  • Cristiane Mendes Manfroi Hospital Independência de Porto Alegre
  • Taise Regina Braz Soares Prefeitura de Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.15-21

Palavras-chave:

Enfermagem, Transplante de córnea, Autocuidado

Resumo

Objetivo: evidenciar a percepção do autocuidado de pacientes à espera do transplante de córneas. Métodos: pesquisa qualitativa e exploratória. A amostra foi composta por dez pacientes com déficit visual em pré-operatório imediato de transplante de córneas. A coleta dos dados ocorreu a partir de entrevista semi - estruturada no período de abril a maio de 2010. Para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo proposta por Bardin. Este estudo foi aprovado pelo CEP do Centro Universitário Metodista IPA de Porto Alegre, sob CAAE – Nº: 422/2009. Resultados: a partir da análise dos dados obtidos, foi possível reconhecer as dificuldades apresentadas por pacientes com perda da visão nas atividades do cotidiano, evidenciando a importância e o impacto das orientações fornecidas pela enfermagem. Conclusões: a contribuição das orientações fornecidas pela enfermagem possui significativa importância na realização do autocuidado, assim o paciente sente-se seguro e capaz em realizar as atividades da vida diária.

Biografia do Autor

Diego Silveira Siqueira, Hospital São Lucas da PUCRS

Enfermeiro pelo Centro Universitário Metodista- IPA. Pós- Graduação em Urgência, Emergência e Trauma (SEG). Mestrando em Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Enfermeiro Assistencial da Internação Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS. Professor do Curso Técnico em Massoterapia, Segurança do Trabalho e Enfermagem da Escola de Educação Profissional Cecilia Meireles.

Fernando Riegel, Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA.

Enfermiro. Mestre em Educação (UNISINOS).

Cristiane Mendes Manfroi, Hospital Independência de Porto Alegre

Enfermeira. Especialista em enfermagem em urgência e emergência pelo Centro Universitário Metodista – IPA.

Taise Regina Braz Soares, Prefeitura de Porto Alegre - RS

Enfermeira. Mestre em Educação (PUCRS). Enfermeira da Prefeitura de Porto Alegre- RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-10-26

Como Citar

Silveira Siqueira, D., Riegel, F., Manfroi, C. M., & Soares, T. R. B. (2015). CONVIVENDO COM AS LIMITAÇÕES VISUAIS À ESPERA DO TRANSPLANTE DE CÓRNEAS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(29), 15–21. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.15-21

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral