EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ADAPTADOS PARA PACIENTES ASMÁTICOS: RELATO DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.59-66Palavras-chave:
Asma – Exercício - PrescriçãoResumo
A associação entre a asma e o sedentarismo pode ser observada nos dias de hoje, onde o indivíduo asmático tende a adquirir hábitos de vida sedentários devido a dificuldades em tarefas cotidianas que tenham alguma exigência física acima das condições basais. Neste contexto, um programa de exercícios físicos que seja adequado às particularidades de cada indivíduo, tende a obter uma maior adesão e resultados benéficos para cada indivíduo. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a uma proposta de um Programa de Exercícios Físicos Domiciliares (PEFD) na capacidade funcional respiratória de indivíduos asmáticos. Trata-se de um estudo prospectivo com 6 pacientes asmáticos submetidos 12 semanas de intervenção PEFD. Os indivíduos receberam orientações de como realizar em casa os exercícios físicos de alongamentos, além da prescrição de exercício abdominal e respiratório do programa. Foi realizado entrevista, espirometria e teste de caminhada de 6 minutos antes e depois do PEFD. Os resultados sugerem que o programa pode ser capaz de beneficiar indivíduos com asma. Os benefícios puderam ser percebidos através de uma menor sensação de fadiga e de dispnéia durante atividades diárias e também durante um esforço físico. Portanto, o PEFD parece ser uma estratégia de tratamento não farmacológico que pode ser coadjuvante no atendimento à população asmáticaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).