PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA A ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE-RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.116-127Palavras-chave:
Saúde, farmácia.Resumo
A Assistência Farmacêutica (AF) constitui parte fundamental do serviço de atenção à saúde. Para sua efetiva implementação no contexto do SUS é fundamental ter como princípio básico norteador o ciclo da AF, o qual deve ser adequadamente planejado para assegurar a qualidade e a resolubilidade dos serviços prestados. Neste contexto, a qualificação do gerenciamento é possível a partir do planejamento, da organização e da estruturação do conjunto de atividade desenvolvidas. Desse modo, o Planejamento Estratégico Situacional (PES) surge como um instrumento para alcançar esse objetivo, pois é um método participativo, que permite analisar a realidade, diagnosticar os problemas e criar estratégias para solucionar determinada situação. O presente estudo apresenta o relato de caso da experiência vivenciada através da elaboração de um plano operativo (PO) para a Assistência Farmacêutica de um Município da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Pode-se afirmar que o planejamento é um instrumento de gestão que, através da análise e discussão da realidade, busca propor alternativas, identificar meios para viabilizar uma transformação e realizar ações para executar as atividades planejadas. A ferramenta do PES através da elaboração do PO e a interação com os diferentes atores na oficina foi muito rica e contribuiu com a organização do serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).