ATENÇÃO A PESSOAS DEPENDENTES DE CRACK EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.165-172Palavras-chave:
Saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Serviços de saúde. Direitos humanosResumo
Os direitos humanos dos usuários de crack vêm sendo garantido a partir das reformulações da legislação brasileira, tendo em vista que o modelo tradicional e excludente de assistência psiquiátrica, o modelo asilar, modificou-se a partir do movimento intitulado Reforma Psiquiátrica. Assim, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas criam estratégias para o atendimento dos direitos humanos no âmbito do território. Tem-se por objetivo relatar as estratégias utilizadas por um CAPS AD do Sul do Brasil para a garantia dos direitos humanos dos usuários de crack. Para isso observou-se o cotidiano do serviço do período de julho a outubro de 2012. Evidenciou-se que os Grupos de Apoio, as Oficinas Profissionalizantes e as Visitas Domiciliares realizadas por esse serviço são entendidos como atividades estratégias para o cuidado integral e a garantia dos direitos humanos dos usuários de crack por um atendimento de qualidade, na lógica do Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).