VANTAGENS DA AMAMENTAÇÃO E ALTERAÇÕES NO ESTILO DE VIDA DA LACTANTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.25-33Palavras-chave:
Conhecimento. Aleitamento materno. Estilo de vida.Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar o conhecimento sobre as vantagens da amamentação e as alterações ocorridas no estilo de vida da lactante em função da amamentação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de natureza quanti-qualitativa, realizado com 12 lactantes na Unidade de Saúde Durval José de Oliveira. Os dados foram coletados no período de março a abril de 2014 através de uma entrevista aplicada na residência da lactante. Os resultados revelaram que 41,7%±1,8 tinham idade entre 26 a 30 anos, 83,3%±5,7 casadas, 50%±1,9 Do lar, 50%±2 tinham 2º grau completo, 66,7%±2,8 tiveram gestações prévias, 75% não desmamaram seu bebê precocemente mesmo enfrentando alterações em seu estilo de vida e/ou amamentando de forma mista. As lactantes reconhecem a proteção contra doenças como vantagem do aleitamento materno tanto para a criança como para si. As alterações no estilo de vida foram mudanças no padrão de sono, adaptações no trabalho e afazeres domésticos para atender às necessidades da criança. Concluiu-se que as lactantes apesar de terem conhecimentos limitados quanto às vantagens da amamentação e apresentarem alterações em seu estilo de vida, estas ocorrências não impediram a prática da amamentação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).