IMPLICAÇÕES DO USO DE ÁLCOOL NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES PARENTAIS NA PERSPECTIVA DO FILHO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.149-164Palavras-chave:
Saúde, Psicologia, Adolescência, Relações Familiares, Alcoolismo.Resumo
O abuso de álcool é um problema de saúde pública considerado pela área da psicologia como um sintoma social. Compreender como se estabelece a função parental para filhos adolescentes de cuidadores alcoolistas foi o objetivo desta pesquisa. Para isso foram entrevistados dezesseis adolescentes cujos responsáveis estavam cadastrados no serviço municipal de referência ao álcool e drogas. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada realizada na residência dos jovens. A partir da análise dos dados organizou-se a discussão em três dimensões: representação mental sobre alcoolismo, percepção sobre alcoolismo parental e impacto do alcoolismo na relação parental. Destas dimensões surgiram categorias de ordenamento do discurso dos sujeitos. Concluiu-se que os adolescentes podem lidar com o alcoolismo parental enquanto uma conduta normal ou patológica, dependendo principalmente do acesso a informação e da influência do meio onde estão inseridos. Os adolescentes estabelecem uma relação conflituosa com o familiar alcoolista ao perceberem este como instável, alguém que incomoda ou que pode ser tratado com indiferença porque não se pode contar. Por fim, verificou-se que esses jovens devido à falta de referência, do qual o alcoolismo é o principal fator, vivenciam com sofrimento psíquico maior a crise da adolescência uma vez que suas possibilidades de transição para a vida adulta estão amarradas a um discurso sem perspectivas aprendido na convivência familiar com o abuso de álcool.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).