ACOMPANHAMENTO DE USUÁRIOS COM TUBERCULOSE: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS NOS PRONTUÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.15-24Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Tuberculose. Prontuários.Resumo
Analisar a qualidade dos dados e informações registrados pelos profissionais de saúde da atenção básica em relação ao tratamento de usuários com tuberculose. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa, realizada em nove Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município de Pau dos Ferros, interior do Rio Grande do Norte. Dados coletados no período de fevereiro a março de 2014 por meio de um instrumento próprio, do tipo checklist, o qual continha questões envolvendo o usuário no que se refere ao tratamento para tuberculose, tais como início e tipo da doença, sintomas iniciais, reações adversas, realização de baciloscopia e exame de escarro, presença de bactérias multirresistentes, medicações utilizadas, orientações dos profissionais de saúde, registro de visitas domiciliares, Tratamento Diretamente Observado (TDO), comorbidades, presença da ficha do SINAN no prontuário ou livro de registro e realização de outros exames fora os de tuberculose. Os resultados evidenciaram a má qualidade dos registros e a ausência de dados e informações importantes que deveriam constar nos prontuários, o que compromete a qualidade da assistência prestada aos usuários, haja vista que detalhes essenciais de suas condições estão sendo negligenciados. Nesse sentido, espera-se que os achados desta pesquisa possam contribuir para o aperfeiçoamento dos aspectos discutidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).