TEATRO EM SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA FALAR SOBRE O HIV
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.186-192Palavras-chave:
Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Síndrome de Imunideficiência Adquirida, Enfermagem.Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma atividade de educação em saúde em sala de espera sobre o tema HIV. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em uma unidade básica de saúde composta por duas ESF. A atividade durou cerca de 30 minutos e participaram cerca de 50 pessoas. As atividades educativas em saúde favorecem a emancipação e colaboram para a autonomia do usuário, possibilitando que esse seja protagonista no cuidado a sua saúde. Atividades desenvolvidas sob esta perspectiva tornam-se fundamentais para atingir a os princípios do SUS. Com o tema “viver com HIV é possível, com o preconceito não”, foi realizada uma peça teatral em sala de espera como estratégia de educação em saúde. Ao adotar o teatro como estratégia de educação em saúde, objetiva-se o compartilhamento de saberes com o usuário visando o empoderamento, o que possibilita torna-lo ativo em seu processo de cuidado por meio da valorização de suas vivências e conhecimentos. Para as acadêmicas as atividades realizadas constituíram-se de uma nova experiência, oportunizando troca de saberes, aprendizado e momentos de descontração. O teatro, como estratégia de educação em saúde, pode ser inserido nas práticas assistenciais na atenção primária à saúde como um meio de deixar mais atrativos os temas de saúde.
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