TEATRO EM SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA FALAR SOBRE O HIV

Autores

  • Nara Reisdorfer UFSM
  • Graciela Machado de Araujo UFSM
  • Laís Joana Nardino UFSM
  • Damaris Stoffel UFSM
  • Danusa Begnini UNIJUI

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.186-192

Palavras-chave:

Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Síndrome de Imunideficiência Adquirida, Enfermagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma atividade de educação em saúde em sala de espera sobre o tema HIV. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em uma unidade básica de saúde composta por duas ESF. A atividade durou cerca de 30 minutos e participaram cerca de 50 pessoas. As atividades educativas em saúde favorecem a emancipação e colaboram para a autonomia do usuário, possibilitando que esse seja protagonista no cuidado a sua saúde. Atividades desenvolvidas sob esta perspectiva tornam-se fundamentais para atingir a os princípios do SUS. Com o tema “viver com HIV é possível, com o preconceito não”, foi realizada uma peça teatral em sala de espera como estratégia de educação em saúde. Ao adotar o teatro como estratégia de educação em saúde, objetiva-se o compartilhamento de saberes com o usuário visando o empoderamento, o que possibilita torna-lo ativo em seu processo de cuidado por meio da valorização de suas vivências e conhecimentos. Para as acadêmicas as atividades realizadas constituíram-se de uma nova experiência, oportunizando troca de saberes, aprendizado e momentos de descontração. O teatro, como estratégia de educação em saúde, pode ser inserido nas práticas assistenciais na atenção primária à saúde como um meio de deixar mais atrativos os temas de saúde.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Reisdorfer, N., de Araujo, G. M., Nardino, L. J., Stoffel, D., & Begnini, D. (2017). TEATRO EM SALA DE ESPERA: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA FALAR SOBRE O HIV. Revista Contexto & Saúde, 17(33), 186–192. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.186-192

Edição

Seção

Educação & Saúde