CONTRIBUIÇÕES DO “PROGRAMA MAIS MÉDICOS” NO CUIDADO A PESSOA COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES

Autores

  • Yeril Chana Benitez Universidade Aberta do SUS.
  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ernande Valentin do Prado Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.83-91

Palavras-chave:

Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Saúde Pública.

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de um médico cubano vinculado ao Programa “Mais Médicos” sobre a implementação de uma intervenção realizada em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Boa Vista/RR. A intervenção teve como objetivo melhorar a atenção aos adultos com Hipertensão Arterial Sistêmico e/ou Diabetes Mellitus na área de abrangência. As ações foram realizadas de março a junho de 2015, e teve a participação de todos os profissionais da equipe. Desenvolveram-se ações de monitoramento e avaliação, organização e gestão, qualificação da prática clínica, e engajamento público. Houve uma melhor organização do serviço, integração e capacitação dos profissionais para atuação na atenção básica.  Também foi possível uma melhoria no cuidado ao grupo alvo com ampliação da cobertura, acesso, e adesão às ações de promoção da saúde. 

Biografia do Autor

Yeril Chana Benitez, Universidade Aberta do SUS.

Médico vinculado ao Programa Mais Médicos para o Brasil/ Ministério da Saúde. Especialista em Estratégia de Saúde da Família.

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Especialista em Estratégia de Saúde da Família. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ernande Valentin do Prado, Universidade Federal da Paraíba

 Enfermeiro/Sanitária e Educador Popular. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde e do Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Benitez, Y. C., Santos, E. O. dos, & do Prado, E. V. (2018). CONTRIBUIÇÕES DO “PROGRAMA MAIS MÉDICOS” NO CUIDADO A PESSOA COM HIPERTENSÃO E/OU DIABETES. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 83–91. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.83-91

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral