CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.1-8

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem. Bebidas alcoólicas. Alcoolismo.

Resumo

Objetivo: Identificar o perfil dos estudantes do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior que fazem uso de bebidas alcoólicas e com que frequência isso ocorre e identificar a relação do consumo de bebidas alcoólicas com fatores sociodemográficos. Método: Trata-se de um estudo do tipo transversal descritivo e de abordagem quantitativa, realizado em uma universidade privada. A amostra foi composta por 239 estudantes do curso de enfermagem. Resultados e Discussão: A maioria dos estudantes relata o consumo frequente de bebidas alcoólicas e ingressam na universidade com hábitos relacionados ao consumo constituídos desde a adolescência. Conclusão: Nesta nova fase de suas vidas o hábito do consumo de bebidas alcoólicas permanece em grande parte devido a influência dos grupos.

Biografia do Autor

Jéssica de Aquino Pereira, Mestranda em enfermagem do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Enfermeira. Mestrado em andamento pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/2011) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Campinas, SP, Brasil. 

Eliete Maria Silva, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do programa de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNCIAMP)

Henrique Ceretta Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Estatístico. Doutorado em andamento pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Rosa Maria Nascimento, Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS)

Enfermeira. Mestre. Docente em Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS).

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Pereira, J. de A., Silva, E. M., Oliveira, H. C., & Nascimento, R. M. (2018). CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 1–8. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.1-8

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática